Um documentário foi produzido em parceria pelo Banco da Família e a Water.org para demonstrar, com exemplos e histórias emocionantes, como água encanada e infraestrutura de esgoto sanitário podem transformar vidas. Alguns dos exemplos mostram a mudança ocorrida no cotidiano de pessoas na Serra Catarinense, como a aposentada Maria da Graça, moradora de São Joaquim.

O esgoto a céu aberto fazia com que o dia a dia da aposentada fosse marcado por mau cheiro, mosquitos. Diarreia vômitos eram comuns na sua família. O cenário mudou quando uma fossa foi construída na sua residência.
A falta de água encanada e infraestrutura de esgotamento sanitário é problema grave no Brasil.

Dados de 2016 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) demonstram que o País ainda tinha 35 milhões de brasileiros sem acesso à água e mais de 100 milhões de pessoas sem coleta dos esgotos. Estudo do Instituto Trata Brasil mostra ainda que em 2013 houve 391 mil internações por conta de doenças gastrointestinais infecciosas, na maior parte dos casos provocadas por problemas de saneamento. Essas hospitalizações custaram R$ 125,5 milhões ao SUS (Sistema Único de Saúde).

No documentário é possível ver como a realidade dessas comunidades muda quando o saneamento básico chega até a elas. Assista ao video.